sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Capital da inclusão

O combate à exclusão digital foi assumido pela prefeitura de Porto Alegre como uma política pública. Em salas acondicionadas com 8 computadores, existe a chance para aqueles que devido a sua condição social não tem a possibilidade de comprar um computador e estabelecer uma conexão a Internet. O post de hoje, excepcionalmente tem como proposta mostrar o que são os chamados Telecentros e sua função na sociedade.

Segundo a SERPRO, no país são mais de 600 Telecentros que se preocupam em incluir principalmente as classes C e D, a capital gaúcha e a de São Paulo detém o maior numero de Telecentros por habitante. Em Porto Alegre, 30 Telecentros regularizados permitem o livre acesso a população.

Para Luiz Niederauer, gerente do Tudofácil - Centro, os telecentros são uma importante ferramenta de inclusão social. Segundo ele, dia a dia a prefeitura pensa novas maneiras de facilitar a inclusão e garantir ao cidadão o direito de estar informado. Um novo projeto que esta sendo elaborado para o ano que vem, pretende possibilitar aos deficientes visuais, através de um instrutor, o acesso a Internet. Outras melhorias incluem o aumento do numero de computadores para acompanhar a demanda sem superlotar o local. Cursos de informática, pesquisas, visitação de sites de noticias e bate-papo, e produção de currículos para enviar por email são serviços mais prestados aos frequentadores.

Falamos com um dos frequentadores assíduos do Telecentro, Anderson Martinez, 19 anos, que explica o que o Centro representa pra ele "Trabalho aqui no centro da cidade, como não tenho internet em casa, sempre quando posso venho aqui para entrar no meu email, orkut, e imprimir trabalhos para a aula".
Telecentros em Porto Alegre:
http://www.onid.org.br/mapa/#uf=RS&cidade=4314902

Nenhum comentário:

Postar um comentário